A Igreja de Tessalônica

Eu nesses últimos dias li as cartas de I e II Tessalonicenses, e Deus ministrou algo no meu coração que eu tentarei passar aqui em breves linhas.

Lendo as cartas de Paulo, nós vemos como ele é zeloso com as igrejas, como ele cuida de cada um delas, em I Ts 2:7b, Paulo afirma “…todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama qu acaricia os próprios filhos”. Paulo tem aquelas pessoas como filhos e os disciplina e os conforta tal como.

Se nós lermos as cartas de Paulo, nós podemos ver várias facetas de Paulo como pai, algumas mais agressivas, outras mais enfáticas. Ele possuia um discernimento preciso de como cuidar de cada igreja local.

Mas para Tessalônica, eu vejo Paulo como um pai orgulhoso, não que os tessalonicenses fossem perfeitos, mas eles estavam se esforçando ao máximo para seguirem aquilo que seu “líder/pai” tinha deixado para eles. A tal ponto que Paulo repetidamente fala que menciona a fé deles as outras igrejas. Paulo ainda afirma “de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”. (I Ts 1:7) Paulo estava orgulhoso daqueles filhos.

A igreja de Tessalônica era uma igreja nova e ainda estava imatura, ainda estava crescendo em conhecimento, mas mesmo assim ela se tornou um exemplo. Mas para isso eles precisaram receber “a palavra que de nós [Paulo e seus cooperadores] ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavras de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus” e por isso essa palavra “está operando eficazmente em vós [Tessalonicenses], os que credes”. (I Ts 2:13)

Bom o que Deus ministrou em meu coração é que nessa geração, muitos que se dizem cristão não se tornam pessoas a quem se possa imitar. Paulo diz que os tessalonicenses se tornam imitadores de Paulo e Timóteo e Silvano. Mas será que temos sido essas pessoas que os bebês na fé vêem e podem imitar?

Grande é a responsabilidade. Da mesma forma que na vida natural, onde há um ciclo (bebê, criança, adolescente, jovem, adulto, idoso), nossa vida espiritual também deve seguir um ciclo. E muitas vezes queremos permanecer bebês a vida toda, e como um bebê vai se espelhar em outro? Deus me disse que nessa geração está faltando líderes; aqueles que se doam totalmente a seus liderados; sem reservas, sem medo.

Olhem a exortação aos hebreus:

“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que bos ensino, de novo, quais sçao os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir nao somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:12-14)

Está na hora de crescermos para assim podermos ser espelhos da glória de Deus e ajudarmos aqueles que realmente necessitam. Que venhamos nos arrepender por, por tantas vezes, termos agido como crianças mimadas que esperneam quando recebem um não.

A outra face, é a nossa figura de filhos. Somos filhos, esse é um princípio elementar não só do Evangelho, mas da vida. De certa forma, nossos líderes espirituais são pais, não importa se aceitamos isso ou não, mas princípio é princípio.

E como nós estamos nos comportando como filhos dentro da igreja? Primeiramente, muitos, hoje em dia, não querem se submeter, não aceitam a correção ou a direção de uma liderança, “afinal eu sou dono do meu próprio nariz, né?” Mas quando nós lemos a carta de Tessalonicenses, percebemos claramente que eles só estavam sendo bem sucedidos pois eles seguiam a direção de Paulo.

Além disso, não é somente uma questão de fazer e seguir direção, mas será que temos crido em nossos líderes. A Palavra de Deus fala: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (2Cr20:20) Não é simplesmente fazer algo, mas crer que aquela pessoa está sendo um canal de Deus, está sendo usada por Deus para te abençoar, pois o Senhor não quebra princípios.

Será que nós temos honrados os nossos líderes? A Palavra em I Tm 5:17, nos alerta “os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”. Quantas vezes, por bobeira temos falado coisas contra nossos líderes ou até contra a casa que está nos alimentando. Temos jogado maldição sobre as nossas cabeças.

Sabe, uma vez eu escutei de um pastor que quando você perde todo o prestígio, isso pode significar que seu prestígio com Deus também acabou. É lógico que isso é uma metáfora, mas o que eu quero dizer é o oposto. Eu penso que se nós temos deixado nossos líderes orgulhosos, como os crentes de Tessalônica deixaram Paulo, imagina o orgulho de Deus!!

Que venhamos fazer o que é certo, o que é digno e louvável. Que venhamos ser servos obedientes e saber nos desculpar quando necessário, honrar sempre, e então estaremos deixando nossos líderes orgulhosos, e assim, principalmente o Senhor nos abençoará muito mais. Pois quem nunca soube ser liderado, nunca saberá ser um bom líder.

Leave a comment